Sabores Africanos Sobre nós

Seswaa, Um Prato Tradicional do Botsuana

Seswaa!

Vamos explorar em umas das culinárias mais ricas do planeta, a culinária africana, um prato típico de Botsuana. O Seswaa! Botsuana, que é um país no centro do sul da África. Faz fronteira com a África do Sul a sul e a leste, com a Namíbia a oeste e com o Zimbabué a leste.

História

No Botsuana, muito antes de o sal ser usado para transformar cortes baratos de carne em filé mignon, as pessoas cozinhavam Seswaa. Como prato nacional do Botswana, o Seswaa é servido em casamentos, funerais e outras celebrações. Os ingredientes do Seswaa são muito simples: carne com osso, água e sal.

Seswaa é um prato tradicional do Botsuana muito popular no país. Seswaa é um prato básico no Botsuana e costuma ser preparado para ocasiões especiais, celebrações e reuniões familiares. Assim como também é servido exclusivamente durante a celebração do Dia da Independência do Botswana. Esse prato reflete a herança cultural do país e a importância das refeições comunitárias no tecido social do Botsuana. É um prato de carne cozida lentamente.

Normalmente feito com carne bovina, cabra ou cordeiro. A carne é fervida até ficar macia e depois triturada ou desfiada. Seswaa é conhecido por seu sabor rico e saboroso. Além disso, muitas vezes é servido com um acompanhamento rico em amido, como pap (mingau de milho) ou mingau de sorgo.

Preparação

A preparação do Seswaa envolve várias etapas. A carne é primeiro fervida com sal até ficar macia o suficiente para ser facilmente desfiada ou triturada. Tradicionalmente, a batida é feita com um grande pilão de madeira e almofariz. Este processo não só despedaça a carne em pedaços menores e mais facilmente digeríveis, mas também permite que os sabores se fundam.

Normalmente, você tem que cozinhar a carne em uma panela tradicional de três pernas em fogo aberto. Você pode usar cordeiro, carneiro ou carne bovina, embora a carne bovina seja a opção mais popular em Botsuana. 

Enfim, o prato não é apreciado apenas pelo seu sabor, mas também pelo significado cultural que detém nas tradições culinárias da região.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de sal
  • 3 folhas de louro
  • ½ colher de sopa de pimenta preta
  • 2 quilos de carne bovina com osso
  • 2 xícaras de caldo de carne ou água

 MÉTODO DE PREPARO:

  1. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino e deixe agir por 10 minutos.
  2. Transfira para uma panela elétrica, acrescente as folhas de louro e cozinhe a carne até ficar macia. Isso levará cerca de 1 a 2 horas.
  3. Você saberá que a carne está pronta se ela se soltar do osso após o tempo de cozimento. Se a carne não se soltar do osso, deixe cozinhar lentamente por mais 30 minutos.
  4. Quando a carne estiver macia, transfira-a para uma tigela limpa e deixe esfriar.
  5. Transfira para um pilão e bata com um pilão para desfiar. Alternativamente, você pode usar um garfo para separar a carne e desfiá-la.
  6. Transfira para um prato limpo e prepare papinha para comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quinze =